Bacalhau do meu jeito





Quem não gosta de um bom bacalhau! Delícia,  mas  não dá para comer todo dia. Pelo menos eu não posso. É uma vez por ano somente. 
Eu sei que tem uma centena de receitas para esse prato, eu mesma já comi vários, claro que sempre os melhores em Portugal. Mas como não moro em Portugal o jeito é me virar por aqui mesmo, então faço do meu jeito. Não sei se tem uma receita que leve creme de leite  requeijão e nós moscada mas deveriam inventar porque fica muito bom.







Ingredientes:
800 gr.de lombo de bacalhau
1 pimentão
1 cebola
1 cabeça de alho
1 k de batatas
azeitonas pretas
300 ml de azeite de oliva ou mais se preferir
Ovos cozidos
Para o molho branco
2 colheres de margarina ou manteiga
2 colher. sopa de farinha de trigo
1/2 litro de leite
1/2 copo de requeijão
1/2 lata de creme de leite
nos moscada ralada e sal a gosto
4 colheres sopa de queijo parmesão ralado
queijo parmesão ralado a gosto para polvilhar 
Preparar
Coloque as postas para cozinhar em água quente temperada com o pimentão e a cebola cortados, e os dentes de alho inteiros descascados. Após levantar fervura deixe cozinhar por 4 minutos. Retire o bacalhau da água com cuidado e deixe esfriar para retirar a pele e espinhos. Retire também os dentes de alho.Reserve.
Coloque as batatas descascadas e cortadas ao meio para cozinhar nessa mesma água. Experimente o sal, se precisar coloque um pouco. 
Enquanto as batatas cozinham prepare o molho:
Em uma panela derreta a margarina ou manteiga e acrescente a farinha de trigo. Mecha no fogo para a mistura dourar. Adicione o leite quente aos poucos mexendo sempre para não embolar. Cozinhe por uns cinco minutos, depois acrescente o requeijão. Retire do fogo e junto o creme de leite o queijo e a nós moscada ralados.
Montagem:
Em um refratário faça uma cama com  as batatas cortadas em rodelas.  Sobre elas disponha o bacalhau já limpo, coloque azeitonas e o alho que cozinhou junto com as postas  e reque tudo com azeite de oliva. Cubra tudo com o molho branco e polvilhe com queijo parmesão ralado. Leve ao forno por uns 30 minutos até dourar. Não tem perigo de ressecar o bacalhau porque o molho protege. 



Se, porém, não agrada a vocês servir ao Senhor, escolham hoje a quem irão servir, se aos deuses que os seus antepassados serviram além do Eufrates, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra vocês estão vivendo. Mas eu e a minha família serviremos ao Senhor".
Josué 24:15